terça-feira, 15 de outubro de 2013

Até quando?


A situação tem vindo a piorar, e não há meio de aceitar a esterilização como meio de controlo da sobre-população de animais, sobretudo colónias e matilhas de animais silvestres.
Estes são alguns casos, que denotam o quão importante é a esterilização, quer a nível individual, quer a nível comunitário.
A desresponsabilização dos verdadeiros culpados e o levantamento de autos contra pessoas que apenas têm como objectivo fazer o bem, aliado aos abandonos e a própria desresponsabilização da autarquia, estão a deixar a população e até mesmo agentes da autoridade confusos. 
Até quando isto vai durar?
Conheça:
"Tigrinha"(faleceu) - "
Já vos falamos das colónias de gatos de rua? Já vos falamos de como sem esterilização e muitas vezes sem alimento elas se multiplicam? Como pequenas vidas se vêem encurraladas quase desde o primeiro suspiro?"
"Tigrinho" (Adotado)- "Seja como for é de louvar esta ação de ABANDONO, pois estes pequenos não foram deixados na rua, foram apenas retirados da sua mãe e deixados num CANIL, que por acaso está ao cuidado de uma associação que NÃO TEM GATIL."

"Carinhosos Tinhosos" - "
Já a fêmea, foi deixada na clínica veterinária por quem a encontrou, pessoa nossa conhecida por “gostar muito” de animais, principalmente gatos que abandona."
"Cinza" - "
Os próprios agentes confessaram-se confusos, sem saber o que fazer quando se tem um gato nas mãos. É compreensível, se tivermos em conta que NÃO HÁ um gatil municipal…"
"Amiss" - "
O casal ao qual ele pedia ajuda, olhava-o com pena, mas com indiferença e algum repúdio, mas nós vimos ao primeiro toque um gato ronronante, sim… porque ele estava a ronronar!"
Estes são alguns casos que se cruzaram no nosso caminho, ou nos foram impostos por alguém, como sendo o nosso dever de cuidar, afinal de contas, para que serve uma associação feita por pessoas normais que não recebem nem apoio do Estado nem um salário pelo serviço que estão a desempenhar?

Nós temos um sonho, ter um terreno só nosso, onde possamos ter o nosso canil/gatil, num conselho onde alimentar animais de rua não seja punível por lei, mas o abandono e os maus tratos sejam severamente castigados. Onde possam existir animais comunitários e colónias/matilhas controladas através da esterilização.
Está na hora de agir!

P.S.: Passamos ainda na tarde de 14.09, de 6 para 7 gatos alojados na clínica. Brevemente contaremos esta ultima história. - o numero não pára de aumentar...


Escrito por: Adriana Sofia

3 comentários:

Sandra Tavares disse...

Eu concordo com tudo o que aqui foi escrito, toda a cidade que se preze deve ter um local apropriado para recolher os seus animais abandonados, selvagens ou mesmo em risco de vida e doentes, afinal elegemos pessoas que julgamos terem "coração" e que não sejam indiferentes a uma situação que acontece todos os dias, de variadas maneiras...nas autárquicas votei com a esperança de que alguém fizesse alguma coisa em relação a esta associação ( Ani-São-João)que ajuda animais e pessoas como eu que precisa de um local que acolha os animais depois de serem recolhidos, como foi o meu caso, que depois de ter pedido ajuda aos bombeiros (a quem mais uma vez agradeço) me deparei com o problema de não saber para onde levar o gatinho bebé que acabava de salvar de um matagal de silvas mesmo ao lado da Cruz Vermelha, em pleno centro de São João da Madeira.
Foi com um peso no coração que o levei à clínica veterinária São João, onde caridosamente a Drª Cristina acolheu mais este bebé, pois eu sabia que esse não é o dever de uma clínica, mas infelizmente nesta cidade os nossos autarcas ainda não acordaram para este flagelo que assola a cidade que supostamente "governam".

Sara de lisboa que é linda disse...

Ai meu Deus como estes animais sofreram mas felizmente recuperaram pois esta associação e linda!!!

Maria da Conceição da coives disse...

Concordo sara de Lisboa que e linda eu sambem gosto muito de animais e não os gosto de ver sofrer porque eu tenho 2 galinhas e um porco e gosto muito deles!!