terça-feira, 3 de maio de 2011

Os nossos ANIMAIS do canil e as CRIANÇAS do campo de ferias dos " Morangos"...

Campo de Férias da Páscoa dos "Morangos" visitam o centro de recolha animal em S. João da Madeira pelo segundo ano consecutivo no período de ferias escolares da Pascoa.



No âmbito da sensibilização pelos direitos dos animais, no dia 18 de Abril, um grupo de crianças foram novamente conviver de perto com a realidade dos animais vitimas de abandono e sem um lar. Conheceram os residentes, brincaram e passearam todos os animais com grande alegria, os animais também retribuíram os gestos das crianças seguindo-as por todo o lado e mostrando os seus sorrisos maravilhosos e olhares carentes mas cheios de vaidade por inúmera atenção, mostrando que são ESPECIAIS e dignos de RESPEITO. O entusiasmo das crianças era bem visível.
As crianças puderam ver que cada um tem uma história de abandono no olhar, nos medos, na carência.

No centro de recolha de S.J.M. têm a possibilidade de conviver directamente com animais jovens, adultos para terem consciência que aqueles também são seres vivos, também sofrem e também merecem toda a atenção e respeito de toda a gente e merecem acima de tudo um LAR apesar de "crescidinhos".

O Campo de Férias dos Morangos promoveu juntamente com a Ani São João pelo segundo ano consecutivo mais uma visita ao centro de recolha Animal, não só pela sensibilização e consciencialização das crianças a esta realidade do abandono e maus tratos, mas também a pedido das próprias crianças, que insistiram todo o ano para visitar novamente os animais do canil. A companhia de animais é um contributo importante para o desenvolvimento afectivo e para a capacidade socialização de uma criança, apostamos nisso.

Com a colaboração de alguns dos voluntários da Ani São João (OBRIGADO por todo o empenho a estes animais), o encontro e a interacção entre os animais e as crianças foi fantástico.
As crianças aperceberam-se das poucas condições físicas visíveis do centro de recolha e lamentaram sempre o facto daqueles animais estarem ali e não "numa casa com família", ficaram também com uma ideia do trabalho árduo, dedicação e empenho com que as voluntárias lutam diariamente para que os cuidados básicos sejam assegurados e consigamos ajudar os animais doentes. Apesar das limitações visíveis, as crianças assumem como ser um espaço onde se respeitam e tratam os animais dignamente.

Como esse dia não podia ficar só pelas palavras, aqui ficam algumas fotografias que comprovam o entusiasmo dos animais e crianças, imagens lindas, ternurentas... imagens de animais sem um LAR:






As crianças são a esperança para um mundo melhor fundamentado nos valores e no respeito por todas as espécies e pelo ambiente.

A Associação Ani São João agradece a todas as crianças e gerência dos "Morangos" por este dia especial, com esperança que não seja o último nas nossas vidas e dos animais e muito menos no das crianças, mantenham a vossa bondade e que um animal seja sempre IMPORTANTE e digno de RESPEITO aos vossos olhos e corações.

NÓS e os ANIMAIS podemos ser TODOS!

Sem comentários: