quarta-feira, 14 de julho de 2010

FALECEU || Urgente! Afonso, um cão com muito de especial...

Actualização:
Infelizmente este apelo deixou de fazer sentido visto que o nosso querido Afonso é agora uma estrelinha.
Descansa em Paz meu querido*

----------------------------

Sabemos que a história do nosso querido Afonso não começou no dia em que nos cruzamos no caminho dele. Nele é revelado um passado de maus tratos, negligência e muita indiferença.

O Afonso foi visto completamente desorientado no meio da estrada, não se desvia dos carros e demonstra estar muito confuso. A certa altura o Afonso fixou os seus olhos na luz de um carro que seguia em direcção a ele sem parar e sem querer abrandar... o Afonso foi ATROPELADO. A Ani São João ao tomar conhecimento da situação não conseguiu ficar indiferente e foi ao seu auxilio, tratava-se de um cão de porte grande, velhito, molhado e com um cheiro muito desagradável, apesar do atropelamento não parecia ter nenhuma lesão caminhava como se nada se passa-se, mas caminhava sempre em direcção à estrada, era impensável virarmos as costas a um animal que já tinha sido atropelado e correria o risco de o ser novamente.

Enfrentamos o problema de sempre, onde colocar o Afonso? Ninguém estava disponível para acolher o Afonso e a Associação não tem terreno próprio, portanto no meio da escuridão e de uma chuva torrencial decidimos levar o Afonso para o Canil Municipal de São João da Madeira onde pelo menos teria assistência médica (garantida por nós) e não era mais uma vitima de atropelamento e fuga em Portugal e mais um animal a agoniar nas estradas portuguesas até à morte.

A História que conhecemos do Afonso começa a partir desse dia, um cão que apesar de muito meigo tem muito medo. Revela ser um cão que nunca tinha tido afecto de quem o manteve aprisionado a correntes durante muito tempo, mas mesmo assim à sua maneira o seu olhar brilha quando vê as suas protectoras, salta, corre e sabe transparecer que gosta de nós. Sem o assustar conseguimos mimar o Afonso, embora não se mostre confortável porque tem medo, mas nunca revela qualquer tipo de agressividade.





Mas só isto não chega!!! E temos consciência que o Afonso precisa de mais... Merece uma vida digna para descansar em paz.

Recentemente foi detectado epilepsia ao Afonso e nós não conseguimos garantir a sua medicação nem "vigia-lo" atentamente.
O Canil é um sitio extremamente stressante para o Afonso. A agitação dos outros cães e barulho do ladrar dos mesmos deixa o Afonso "nervoso", portanto prejudica/prejudicará o Afonso na sua saúde, para além disto: o Afonso está num CANIL DE ABATE que têem vindo a adiar (por pedido nosso) o seu dia final, mas até quando?
Conhecemos o Afonso e para além a sua personalidade Especial mas dedicada achamos que ele merece que lutem por ele...

Com isto, fazemos um apelo urgente em nome do Afonso, que precisa de um espaço fora do Canil onde tenha tranquilidade e seja dados os cuidados devidos.
Neste âmbito APELAMOS a uma FAT (família de acolhimento temporário) ou a uma FAR (família de acolhimento remunerada - por uma mensalidade acolhem o Afonso no seu lar prometendo tratar dele com todo o respeito e com todos cuidados necessários. Para além da mensalidade garantimos a alimentação + cuidados veterinários) continuará a ser divulgado para adopção em ambos os casos.

Só deste modo conseguimos continuar a prometer ao Afonso que vamos cuidar dele e que ele pode ser feliz.

Este é de facto um apelo que tem urgência, uma vez que de dia para dia a situação do Afonso tende a agravar-se.
Infelizmente, se a possibilidade de adopção, FAT ou FAR não surgir muito em breve poderá ser tarde de mais para ajudar o nosso amiguinho Afonso.

O Afonso precisa apenas de um lugar com um espacinho para circular, um abrigo para se resguardar da chuva/sol, ter garantido a alimentação/água/medicação e nestes momentos, interacção social (porque adora quem reconhece como sua amiga). Não é um cão melga nem precisa de ser vigiado e educado a comportar-se, ele gosta de observar, de apanhar banhos de sol e de estar dentro da boxe no fresquinho. É um cão muito sossegado e pelo seu porte mete respeito mas não faz mal a uma mosca, quer PAZ e SOSSEGO.

Acha que tem um espacinho para o Afonso na traseira da sua casa?

AJUDE-NOS A SALVAR O AFONSO.


Por questões de logística e para podermos acompanhar a integração do Afonso, assistir com cuidados veterinários e afins apelamos a uma FAT ou FAR da zona de São João da Madeira ou Arredores.

Sem comentários: