A Ani São João vem publicamente mostrar a sua indignação e revolta pelo triste acontecimento que terá lugar na Vila de Cucujães, no próximo dia 24 de Julho.
É lamentável que nos dias de hoje ainda tenhamos que assistir a estes tristes acontecimentos, sendo que já foi há séculos que o ser humano se divertia à custa de animais e pessoas, mas na Vila de Cucujães, as mentalidades continuam retrógradas, ao agir e mais grave permitir que estes tristes e lamentáveis acontecimentos se voltem a repetir.
Mais grave, é verificar o lema da autarquia de Oliveira de Azeméis, concelho onde se insere a Vila de Cucujães, tão aclamado "OLIVEIRA É VIDA", deve ser vida excepto nesta freguesia,onde por estes dias o apelo que se faz é "MORTE", e mais "MORTE, e "SOFRIMENTO".
Certamente, os da Vila de Cucujães, nomeadamente os seus mandantes, estão de tal forma mal informados que se esqueceram de que os "ANIMAIS TAMBÉM TÊM DIREITOS", que estão a ser violados e desrespeitados.
Cultura é tudo aquilo que contribui para tornar a humanidade mais sensível, mais inteligente e civilizada. A violência, o sangue, a crueldade, tudo o que humilha e desrespeita a vida JAMAIS poderá ser considerada "arte" ou "cultura". A violência é negação da inteligência.
Uma sociedade justa não pode admitir actos eticamente reprováveis (mesmo que se sustentem na tradição), cujas vítimas directas são os animais.
É degradante ver que nas praças de touros torturam-se touros e cavalos para proporcionar aberrantes prazeres a um animal que se diz racional, mas que com estas atitudes se torna, um animal irracional.
Como pode continuar tamanha barbaridade como esta, das touradas, o séculos XXI?
Só pode permanecer como tradição o que engrandece a humanidade e não os costumes aberrantes que degradam e a embrutecem.
Já pensaram em inverter os papéis e colocar seres humanos no lugar dos touros? Já que voltamos atrás no tempo, será uma boa ideia e com certeza divertirá mais a plateia que assistirá ao espectáculo em Cucujães, queremos ver quem se oferece para prestar tal serviço. Pensem nos Touros que vão sacrificar e dêem-lhe opção de escolha, pois verão que também escolherão ser livres e não servir de diversão para os retrógrados e incultos que se encontram nas bancadas.
Sem comentários:
Enviar um comentário