segunda-feira, 21 de junho de 2010

E ainda A cidade no jardim...

A nossa associação foi uma das escolhidas na reportagem sobre a Cidade no Jardim, realizada pelo Jornal Labor.

É com muito orgulho que vemos a nossa associação como uma das associações destacadas neste evento tão importante do Concelho de São João da Madeira!

“Seja por pessoas carenciadas, por animais abandonados ou mesmo pela formação espiritual de jovens, a “Cidade no Jardim” é o melhor palco para associações e coletividades locais divulgarem o seu trabalho e angariarem fundos para que possam continuar a fazê-lo. Por todo o recinto do evento e até à última segunda-feira, foi possível ver muitas instituições em ação para conseguir dinheiro, fosse através de venda de rifas ou participação em desafios lúdicos. (…)

Pela sobrevivência dos animais
No stand da Ani-São-João, a associação local dos amigos dos animais, a receita das rifas de um euro destinam-se ao canil municipal, onde 10 voluntários fazem todo o trabalho necessário à manutenção do espaço, desde a limpeza das instalações a tratamentos clínicos, esterilizações e castrações.
Sem orçamento próprio, o canil de S. João da Madeira vai-se mantendo à custa da boa vontade da Ani-São-João e das campanhas que vai fazendo para conseguir fundos. No jardim municipal, vendia rifas de acesso a uma larga variedade de artigos e outras que serão sorteadas durante a Volta a Portugal em Bicicleta e cujo primeiro prémio é um fio em ouro.
Até à visita do labor, no domingo à tarde, a associação já tinha vendido perto de 500 rifas. Para além disso, dava apoio ao stand vizinho do Canil Intermunicipal na adoção de animais. Sem contar com os colocados em famílias de acolhimento, a Ani-São-João cuida de 35 cães e gatos alojados no canil municipal, mas não trouxe nenhum para a “Cidade no Jardim” porque preferiu dar prioridade aos hóspedes do intermunicipal. “Os nossos animais (do canil municipal) não são abatidos porque conseguimos adoções mas aqueles (do intermunicipal) são”, justifica a presidente da associação.
Teresa Oliveira considera que ainda não há sensibilização suficiente para a causa dos animais e que as pessoas devem continuar a ser alertadas não só para o abandono dos bichos, mas também para a necessidade dos mesmos serem esterilizados e castrados. Quanto menos se reproduzirem, menor o risco de haver mais animais abandonados nas ruas.
A associação existe formalmente há apenas um ano, tendo-se apresentado pela primeira vez na “Cidade no Jardim” do ano passado. Tem atualmente entre 50 a 60 sócios e 10 voluntários. Quem quiser contribuir para a continuidade do trabalho da Ani-São-João, pode assumir qualquer um destes dois papéis ou fazer donativos em género ou numerário. Mais informações em aasjm.blogspot.com.(…)”


In “O Labor de 17-06-2010”. Notícia completa AQUI.

Sem comentários: