terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

2 Cães Bebés Devolvidos sem Compaixão e Responsábilidade.

No dia 02 de Fevereiro no decorrente ano as voluntárias da Ani João São que trabalham directamente com o canil de S.João da Madeira, receberam mais uma notícia triste.
Desta vez trata-se da devolução de um cãozinho com apenas 3meses que havia sido adoptado em Dezembro de 2009 antes de qualquer adopção, temos sempre o cuidado de explicar as pessoas que: a adopção deve ser consciente, o porte do animal pode vir a ser pequeno, médio, grande; que um cão bebé não tem a personalidade definida, tem a tendência a chorar/ladrar mais por atenção; brinca com tudo o que encontra, é muito mais activo que um cão adulto, portanto é preciso tempo e paciência porque ninguém, muito menos um animal nasce ensinado.

No entanto um casal de São João da Madeira que adoptou o , resolveu neste dia devolver o inocente animal alegando: 1º porque cresceu demais, roí tudo e é inquieto, depois já gostavam muito do animal e por mais que quisessem o ter eram expulsos por ordem do condomínio por ele fazer barulho.
Quando o dono do canil se deslocou já trazia o cãozinho no carro disposto a tudo, confrontado com as voluntárias afirmou que" estou a ser muito amigo do cão em não o abandonar, porque era ilegal", para quem é amante dos animais abandonar na rua, ou entregar num canil, É ABANDONAR!

O certo é que naquele dia e naquele momento não possuíamos jaula para aquele cão bebé e pedimos ao "dono" para aguardar pelo menos alguns dias até encontrarmos uma solução. Infelizmente o Zú teve de ficar com cães adultos porque o homem pura e simplesmente não quis saber e apenas exigiu o impossível. Lembramos que o Zú é muito novo e é natural que faça barulho e que seja activo. Mais uma vez a crueldade humana é visível. Como se não bastasse outro casal de Sta Maria da Feira decidiu devolver um outro cãozinho, o , que também adoptou em Dezembro de 201o desta vez foram entregar o pobre animal com apenas 3meses a um outro canil (canil intermunicipal). Agora perguntamos como isso é possível? Foram imediatamente contactados e justificaram que o cão ladrava a filha!! Não entregaram no canil de S. João da Madeira onde o cão foi adoptado porque acharam melhor entregar directamente num canil de abate que não o "nosso". Perante isto, pedimos aos supostos donos que fossem buscar o cãozinho ao intermunicipal e que pelos menos o devolvessem no canil de São joão da madeira, a resposta obtida foi a pior possível: "Não queremos saber" (utilizaram um vocabulário agressivo). São estas situações em que vivem muitos animais, abandono, maus tratos, devolução porque simplesmente os "donos" já não os querem.

Lamentamos tudo isto que nos revolta porque somos nós que estamos voluntariamente no terreno e suportar estas indiferença. É muito fácil virar a cara e dizer "elas que cuidem" "o problema já não é nosso" e conseguem dormir descansados sem peso algum na consciência. Apelamos aos defensores dos direitos dos animais que se unão contra este tipo de atitudes e levem até a comunicação social testumunhos qualquer tipo de negligência para com os animais.

Gostaríamos de colocar no blog noticia mais positivas sobre os animais mas infelizmente insistem em destruir tudo o que se tenta construir.

A Ani São João desde que trabalha diariamente com os animais do canil municipal de São João da Madeira já conseguiu que mais de 200 animais fossem adoptados. Reforça que não tem terreno próprio e que o único espaço que têm para salvar estas vidas é o canil, no qual deve ter sempre jaulas disponíveis para receber animais em risco e com a pressão que o ABATE é uma realidade.

Pretendemos resolver a situação do bebé Zé que está no intermunicipal, o Zú está novamente para a adopção e procura um dono responsável que lute por ele e que compreenda que é um cachorro de apenas 3 meses e tudo o que implica.

2 comentários:

Paulinha disse...

Estou verdadeiramente sem palavras.
O que essas pessoas fizeram com os animais que adoptaram é, de facto, desumano!!!
A atitude que se deverá ter, ao adoptar seja o que for, terá que ser uma atitude minimamente adulta e responsável!!!
Os animais não são brinquedos!!! Que hoje queremos e amanhã nao!!!
Morro de medo de acontecer isto que relatam cá às cadelas que coloquei aqui para adopção mas felizmente penso que tenha encontrado novos donos conscientes da atitude que estão a ter!

“Um gato leva a outro” disse...

É muito triste! A única coisa que vos desejo é que tenham muita FORÇA porque se não existirem pessoas como vocês... então é que os animais estão perdidos!!! Ainda hão-de ter muitas alegrias, acreditem!