terça-feira, 29 de dezembro de 2009

IN MEMORIUM! Afonso – Cão velhinho atropelado de propósito

 Actualização: O nosso Afonso partiu para o outro lado do arco íris.


Actualização 29 de Janeiro de 2010:
O Afonso está oficialmente para ADOPÇÃO!

------------------------------------------
Actualização 02 de Janeiro de 2010: AQUI

------------------------------------------
Faltava pouco para a meia noite (de segunda-feira) quando uma das nossas voluntárias recebeu uma chamada com um pedido de ajuda para um cão que tinha sido atropelado!! Não saia da estrada e nem se desviada dos carros, estava de tal maneira desorientado que seguia todos os carros que passavam e não é que o pior aconteceu!! Foi brutalmente atropelado!
Vinha na sua direcção um carro, numa estrada longa que tinha boa visibilidade e iluminação, que manteve a velocidade na falsa desculpa que pensava que ele ia sair da frente sem se preocupar na possibilidade de que poderia não sair e foi esse o caso.

O cão era/é o Afonso (nome dado pela associação)!!




Segundo a pessoa que o socorreu o cão olhou fixamente para a luz do carro e voou literalmente, foi tão forte o embate que o para-choques do carro ficou todo destruído e o pobre do animal só gania.
O casal só se preocupava com o estado do carro e não do cão, quando a sua salvadora ameaçou fazer queixa e começou a anotar a matrícula, o homem que o atropelou dirigiu-se a ela e levantou lhe a mão com intenção de bater, graças as pessoas que o seguram que isso não foi avante. Que indiferença e exemplo, porque pelos vistos vinha uma criança atrás... ora bem, rica lição que aprendeu em relação a socorrer um ser vivo em sofrimento.

A nossa voluntária saiu de casa a correr e nem se lembrou da maquina para fotografar o animal no local, chovia pouco,... o cão já estava em sitio seguro - em cima do passeio, mas tinham que estar sempre a agarra-lo porque voltava sempre para a estrada, e a questão era: para onde o animal ia? Deixa-lo na rua para ser novamente atropelado e desta vez em vez de ser o para-choques a ficar destruído era o cão? O canil não tem electricidade e ir lá aquelas horas era de doidos... mas vimos que era a única solução (deixa-lo lá era impensável)!! Começou a chover torrencialmente ... Ele não se mexia, estava assustado, tentávamos pegar nele ele rosnava (por feitio ou por dores não sabíamos), conseguimos sendo criativas leva-lo para o canil, ele caminhou bem e não parecia ter dores, devorou a ração que lhe demos e aninhou-se logo - cansado!! (Segundo outra voluntária este cão foi avistado em Sta Maria da feira).

O Afonso é muito meigo, está ainda muito assustado com as pessoas e com tudo o que se esta a passar. Felizmente e aparentemente o Afonso não parece ter sofrido nenhuma lesão com o atropelamento, vamos vigiando e qualquer alteração irá de imediato ao veterinário.

A nossa dúvida é saber se este menino foi abandonado ou está perdido. Vamos fazer a divulgação para encontrar o seu dono, se tiver abandonado precisará de um dono que o estime!!
Se conhece alguém que tenha perdido um cão parecido com este ou se é o dono, por favor, entre em contacto connosco.
É um cão de grande porte e possivelmente terá uns 8 anos. Não tinha qualquer identificação (nem micro-chip).

Pode ajudar na sua divulgação, fazendo um cartaz e colar pela cidade ou no seu carro. Assim já o ajuda! Se precisar de um cartaz, envie-nos um e-mail com o nome do cão e nós enviaremos o cartaz. Depois é só imprimir e colar! Ele agradece.
Contacto:
Teresa Oliveira : 964135582 - 938959030

Isabel: 962388689 - 919108801

2 comentários:

A salvadora do Afonso disse...

É verdade... o meu querido afonso que soferu tanto... se ele precisar de algo diz-me entretanto passo la para lhe dar uns miminhos da sua salvadora =).

Anónimo disse...

alguem que salva ..nao requer mérito nem protagonismo, limiat-se ao anónimato nem comenta...custame a crer que fez tudo isso sozinha...e que até enfrentou um casal e tudo...provavelmente a historia foi detorpadano entanto ...querida salvadora ..deixe de vanglorizar-se e haja a actos e menos publicidades. porque eu já salevei imensos e nao venho para aqui comentar ...comentarios esquecam queremos é actos!