segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Os animais e os Condomínios


Muitas vezes somos confrontadas sobre administradores dos prédios que pretenderem introduzir, no regulamento interno do condomínio, a proibição de animais nos apartamentos.

Os condomínios NÃO PODEM PROIBIR a proibir a A EXISTÊNCIA DE ANIMAIS EM APARTAMENTOS pois contraria Direito adquiridos como também o direito consignado por lei quanto à permanência de animais em apartamentos

Assim (e de acordo com o retirado do site da Liga Portuguesa dos Direitos dos Animais):

- Existe legislação que regulamenta as exigências quanto aos cuidados a ter com os animais nos apartamentos. Porém, não existe legislação que proíba as pessoas de os ter . A mais recente, portaria nº1427/2001 de 16 de Dezembro,define no seu art.º 1º alínea 2 -“ Sempre que sejam respeitadas as condições de salubridade e tranquilidade da vizinhança, podem ser alojados por apartamento até três cães ou 4 gatos adultos -, ou seja até 4 animais.

- O código civil considera os animais pertença (um bem ) das pessoa, tornando-as por eles responsáveis em todas as situações, logo, as pessoas não podem ser espoliadas dos seus pertences e ou bens por qualquer regulamento de condomínio sem fundamento plausível.

- Quando é celebrado o contracto de promessa de compra e venda de um apartamento e ou aluguer deve o comprador ou o inquilino ser informado de que existe um regulamento que interdita o acesso a animais; regulamento que deve estar afixado no imóvel.

- Qualquer regulamento feito à posterior, não pode ser aplicado a quem já tem direitos adquiridos. O regulamento de condomínio só tem aplicação a partir da sua aprovação e desde que este seja aprovado por maioria, conforme lei do condómino. Mesmo assim, é discutível a sua validade porquanto não existe nenhuma lei que proíba a posse de animais, bem pelo contrário.


Este é também o parecer jurídico da DECO: O art.º 1422.º do Código Civil, na enumeração que faz das limitações ao exercício dos direitos dos condóminos não refere qualquer restrição desta natureza. S

e se deparar com esta situação e necessitar de apoio pode contactar a LPDA por e–mail: info@lpda.pt ou através do telefone 214578413 de 2ª a 6ª feira das 16 às 18,30 departamento jurídico.

2 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns pelo vosso blog!
Está muito colorido e sempre muito actualizado.
Beijinhos para todas

vera belo marques disse...

Não era para ser anónimo!
Não sei porque ficou.
Mais uma vez parabéns.