segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

SAMUEL - Uma estrela que brilha no céu...


O Samuel foi encontrado na sexta-feira por uma voluntária num estado de apatia e com sintomas do vírus da parvovirose... Foi levado de imediato para a clínica veterinária onde ficou internado até ontem...

Domingo, o Samuel partiu para o outro lado da ponte do arco-íris :(

Foi este o destino dado, quando foi abandonado pelas pessoas que olhava como "donos", pelas pessoas que amava incondicionalmente, pelas pessoas que conheciam os perigos a que Samuel estava sujeito ao ser entregue no canil municipal.
Num canil os animais, principalmente os jovens e não vacinados como o Samuel, ficam muito susceptíveis aos vírus e bactérias que proliferam nestes locais.

Foi o que aconteceu ao Samuel por ter sido abandonado pelos seus donos num canil municipal! Por ter deixado de fazer parte dos planos de uma família que julgava ser sua, por ter tido a infelicidade de se cruzar com pessoas que não amam os animais, que não respeitam os animais e que nenhum esforço fizeram para arranjar outra alternativa para o Samuel, que optaram pela mais fácil e cruel solução: entregar um cachorro de 6 meses num canil municipal.

Em apenas 8 dias a vida do nosso amiguinho mudou radicalmente e ele não conseguiu resistir a um dos maiores dramas dos canis municipais – a Parvovirose.



Samuel, os nossos caminhos cruzaram por apenas 8 dias tempo esse que vimos no teu olhar a tristeza de ver os teus supostos donos partirem e tu ires ficando, vimos-te chorar baixinho porque não te ensinaram a ficar numa boxe solitária e fria de um canil, mas sim numa casa quentinha e segura, vimos também a tua alegria, o teu sorriso, o teu afecto quando sentias a liberdade, quando eras acarinhado e amado,...

O teu percurso foi curto, e nós, as voluntárias da Ani São João que cruzaram no teu caminho sentem a revolta, a tristeza de um animal tão carinhoso ter este destino que podia ter sido evitado.

Foi o que aconteceu quando os supostos donos do Samuel não assumiram a responsabilidade do que é ter um animal para a toda a sua vida. Isto na maioria das vezes é o que acontece quando os animais são entregues em canis: são abandonados, ficam desorientados. Deprimirem, sofrem, adoecem, sofrem, morrem (doença, abatidos, outros,...) , e entre todos estes cenários poucos têm a sorte de serem adoptados.

Os canis municipais não são hotéis de 5 estrelas. São prisões frias e solitárias, onde reinam o medo, a tristeza e as doenças. E a história do Samuel é um exemplo da triste realidade dos nossos canis e da mentalidade mesquinha e pequena que ainda reina em Portugal.



SAMUEL, descansa em paz pequenino!
Serás sempre recordado.

Sem comentários: