quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Ás vezes é difícil de sorrir... In Memorium

A história de uma Gatinha...

A Petita, como tantos outros gatinhos, vivia na rua.
São "de rua", porque são abandonados ou ignorados dando origem ninhadas entregues à sua pouca sorte.
A Petita e o seu amigo Mimu, um gato preto e branco, eram a companhia um do outro, partilhavam a solidão das ruas de São João da Madeira, os perigos das estradas e a maldade humana
Apesar de ser ainda muito novinha, com cerca de 1ano, era uma gatinha muito frágil dado aos seus problemas de saúde. Por várias vezes tentamos arranjar um lar a esta menina para poder ser socializada (fugia das pessoas) e podermos dar-lhe os cuidados veterinários necessários. Mas nunca tivemos qualquer oferta de F.A.T. (família de acolhimento temporário) e muito menos de uma família definitiva, como não temos terreno próprio, continuava na rua com o seu companheiro. Era uma lutadora!
A Petita sobreviveu na rua e aos perigos que ela representa até dia 29 de Setembro. A sua protectora - uma voluntária, que alimentava os dois todos os dias, eles já conheciam o carro e vinham a correr deliciar-se com uma refeição, sentiu a sua falta 3 dias consecutivos, o que não era muito normal a Petita e o Mimu estarem separados, ao perguntar a uma moradora recebeu uma noticia que ninguém quer receber. Infelizmente a Petita na 4a feira foi atropelada e este acidente tirou-lhe a vida, ficando sem reacção na berma da estrada.
A Petita embora não se deixasse tocar sabia quem era "amiga" e era uma gatinha muito especial. Sempre foi uma lutadora em toda a sua vida, lamentamos e deixa-nos de coração partido, que esta menina tenha partido para o outro lado da ponte do arco-íris sozinha, sem um lar e sem estar rodeada de quem a estimava.
Infelizmente "lamentar" não muda nada, enquanto viva houve uma pessoa que nunca ficou indiferente a esta menina e será sempre ESPECIAL e IMPORTANTE - PETITA.

O Mimu agora encontra-se sozinho na rua sem a companhia da Petita, não tem com quem partilhar a solidão, aquecer-se nas noites frias do inverno. É um gato meigo mas que devido à vida de rua perdeu a confiança nas pessoas, precisava de ser socializado para poder sair da rua e estar apto para adopção. Já sofreu muito na rua e não queríamos que tivesse o mesmo destino da sua companheira. Brevemente postaremos fotos do Mimu.

O Gato de Rua que era ESPECIAL...

Outro caso é o do menino RUCA, infelizmente não há fotos deste magnifico gato, um gatão com apenas 6 meses nascido de uma gata de rua (que agora esterilizada) desconfiava dos humanos fugindo como o seu instinto o dita, mas aos poucos foi ganhando confiança de quem o alimentava. Tal confiança que se deixava pegar, brincava com uma meiguice incrível, seguia até casa e fazia questão de seguir até à porta. Vivia na rua com a sua mãe e 2 irmãs, todos eles eram/são rotina diária da sua protectora - uma voluntária que todas as noites se lamentava por não os conseguir tirar da rua e não os poder levar para casa.
Como todos os gatos que estão na rua, vivem na rua,... correm perigos, um dos piores inimigos são os carros. O Ruca foi encontrado sem vida junto ao local onde se alimentava, possivelmente vitima de atropelamento.
Um gato portador de um meiguice extraordinária, a sua protectora sente orgulho por ter-se cruzado no caminho deste gato. Infelizmente estava num local sujeito a todos os perigos mas soube o que era respeito, carinho, amor, quentinho humano, alimentação diária,... soube o que era ser especial para alguém, embora tenha partido sozinho, sem um lar, não ficará esquecido. Pois ele era IMPORTANTE para alguém.

* São animais que estão na rua, talvez nasceram, cresceram e viveram desde então na rua, outros é notório que tiveram uma família mas para protecção tornam-se animais fugitivos com medo de contacto, mas pouco interessa quando eles cruzam no caminho de alguém que os respeita e conquistam pelo brilhar do seu olhar. Tornam-se parte da rotina de quem não os esquece e marca de alguma maneira a vida destes animais, tal como estes animais marca a vida das suas protectoras para sempre!!
Por isso... serão sempre recordados por aquilo que foram e nos souberam dar, pelo significado que tiveram nas nossas vidas. Agora descansem em paz...


OBRIGADO por tudo o que nos proporcionaram.

Sem comentários: