terça-feira, 11 de maio de 2010

SILVI - Uma ternura escondida num descampado!

As histórias reais com o abandono e maus tratos a animais repete-se diariamente.
Aos que conseguem virar a cara para o lado fingindo que não viram aquele animal abeira da estrada faminto e deixado à sua pouca sorte, só lamentamos a sua falta de atitude e de sensibilidade. Aos que não conseguem virar a cara e socorrem o pobre animal fazendo de tudo para o acolher e o ajudar, o nosso agradecimento por terem atitude, sensibilidade e um grande coração.

O caso da Silvi é apenas um em milhares de situações que acontecem todos os dias em todos os lugares.
A Silvi é uma cadelinha que estava na beira de uma estrada onde os carros passam a grande velocidade e onde as pessoas que lá vivem são indiferentes à sua existência.

Íamos na estrada quando certo momento paramos, nada fazia prever que no meio de um descampado saísse uma cadelinha preta com um sorriso irradiante, olhar doce e extremamente meiga, mas foi isso que aconteceu. Veio ao nosso encontro e nunca mais nos largou, deixando que lhe tocássemos como se nos conhecesse desde sempre. Estava extremamente magra, já passava fome à bastante tempo.
No carro tínhamos comida e apagar-lhe a fome/sede era uma prioridade, sabemos que na vida de um animal entregue à sua sorte este gesto marca a diferença, ela devorou tudo!! Comida e água!!





A segunda prioridade era encontrar uma solução para a tirar daquele lugar e acolhe-la, sabíamos que ia ser muito complicado mas não desistimos. Enquanto umas voluntárias tiravam os parasitas que lhe cobriam o corpo, outra telefonava a tentar um modo desta menina ficar num local seguro.
A Associação não possuí espaço próprio, o canil está lotado mas tínhamos que conseguir ajudar esta cadela.

Estávamos desesperadas porque naquele momento nada parecia estar a nosso favor e muito menos da cadelita. A Silvi não tirava os olhos de nós seguindo-nos para todo o lado e até brincava apesar do seu estado físico. Não a queríamos deixar naquele local mas não tínhamos solução e sabíamos que não podíamos salvar todos com os poucos recursos que temos. Entramos no carro com a promessa de regressar para a vir salvar. A cadelinha começou a correr atrás do carro apesar do seu estado enfraquecido, as lágrimas caíram pelos rostos das voluntárias por saberem que mais nada poderiam fazer a não ser ir lutando em arranjar uma solução para a Silvi ao mesmo tempo que pairava sobre o nosso pensamento "Será que voltaremos a vê-la? Poderá ser tarde demais para ela?"
Uma porta abriu-se quando surge uma FAT (familia de acolhimento temporário). Uma FAT humana, solidária que apesar de já ter animais, conseguiu um espacinho temporário. Dirigimos-nos ao local novamente receando que já tivesse desaparecido, ao chegar avistamos a nossa SILVI, continuava no mesmo sitio com o seu pânico a carros que não a permitia procurar comida e saciar a sede.
Reconheceu-nos e entregou-se completamente mais uma vez...
Verificamos que estava ferida nas patas e as carraças preenchiam o seu corpo. Estava assustada com o carro e foi a viagem toda a ser acariciada por um voluntário para acalmar até que se rendeu e aninhou acabando por adormecer. Uma ternura.
Levamos-a imediatamente para a casa da FAT, foi recebida com muito carinho e com um quentinho à sua espera.

A Silvi é assim, uma linda ternura que conheceu o lado errado da vida. Tem uma particularidade engraçada: dá a patinha. É de porte médio e tem menos de 1ano. É sociável com outros animais.




A Silvi está a recuperar muito bem e aguarda esterilização.
Procura também uma família responsável que a adopte para fazer parte da família e que lhe dê a oportunidade de ser feliz.
Ela é mais uma vitima de abandono e indiferença social. Nós não ficamos indiferentes e não viramos a cara. Enfrentamos dificuldades para encontrar soluções.

Agradecemos à FAT a ajuda que disponibilizou e a todos os envolvidos nesta missão.
Infelizmente a FAT só poderá resguardar a Silvi por alguns dias e depois terá um destino incerto...


Ajude-nos a ajudar a Silvi.




AJUDE-A
! ADOPTE-A! DIVULGUE-A!

A Silvi precisa de Madrinhas/Padrinhos de esterilização!
(Total ou Parcial)

Madrinha/Padrinho Parcial - PAL (Pelos amigos Leais)


Na adopção da Silvi será oferecido o chip de identificação, a vacina da raiva e a desparasitação!
Mesmo que não possa adoptar a Silvi pode ajudar na sua divulgação, pode fazer um cartaz e colar pela cidade ou no seu carro. Assim já a ajuda! Se precisar de um cartaz, envie-nos um e-mail com o nome do cão e nós enviaremos o cartaz. Depois é só imprimir e colar! A Silvi agradece.

Contactos para adopção:
Teresa Oliveira : 964135582 - 938959030

Carina Monteiro: 918989511

Sem comentários: