segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Campanha de solidariedade dos Pequenos Cientistas Sanjoananenses


Os Pequenos Cientistas Sanjoanenses levaram a cabo uma campanha de solidariedade para com os nossos animais!


Foi uma grande grande ajuda para os animais abandonados que tiveram umas prendas de Natal cheias de amor e carinho. Com esta campanha foram recolhidos alimentos, mantas e donativos para ajudar a liquidar despesas veterinárias.
A propósito desta campanha, o jornal “O Regional” publicou uma notícia sobre o resultado desta campanha:

"O projecto «Pequenos Cientistas Sanjoanenses» encabeçou uma campanha para angariação de bens de primeira necessidade para os animais acolhidos pela associação ANI São João - Associação dos Amigos dos Animais de S. João da Madeira. A campanha superou as mais optimistas expectativas.



Todos sabemos que 2012 vai ser um ano particularmente difícil e que a crise económica e financeira vai exigir sacrifícios que, em alguns casos, podem contribuir para agravar dramaticamente as situações de pobreza. É um ano em que seremos confrontados com a necessidade de dar a mão a quem mais precisa. Para muitas pessoas, esse gesto solidário vai fazer toda a diferença. Infelizmente, também tudo indica que serão muitos os animais que vão depender da nossa solidariedade para poder sobreviver. Foi a pensar nesta realidade que o projecto «Pequenos Cientistas Sanjoanenses» - programa de ciência experimental da Divisão de Educação da Câmara Municipal de S. João da Madeira - decidiu levar a cabo uma campanha simples junto dos alunos e respectivas famílias, das turmas do 1.º ciclo do ensino básico e da educação pré-escolar com vista a ajudar os animais que, muitas vezes, não têm o que comer.


A iniciativa teve início com a realização de diversas actividades pedagógicas relacionadas com os animais nas salas da Educação Pré-Escolar e do 1.º ciclo do ensino básico, integrando o planeamento anual do projecto «Pequenos Cientistas Sanjoanenses». Paralelamente, todas as crianças e respectivas famílias foram convidadas a doar bens de 1.ª necessidade para os animais que estão sob a responsabilidade da ANI S. João. Aquilo que foi idealizado como uma campanha simples, depressa superou as mais optimistas expectativas dos professores organizadores, que conseguiram motivar as crianças de tal forma que foram milhares os produtos que foram chegando às escolas, oferecidos pelas famílias, solidárias com este gesto de carinho e atenção para com os animais. Também os restantes docentes das escolas, para além dos auxiliares e monitores, envolveram-se nesta campanha, colaborando na angariação de produtos.

Crise como desculpa para abandonar animais
Foi, desta forma, que o Natal foi mais feliz para dezenas de animais, graças aos produtos recolhidos, e que englobaram, entre outros bens: cobertores, mantas, passadeiras, cestos, camas, coleiras, lixívias, medicamentos e desparasitantes. Para além disso, foram adquiridos perto de 1000 quilos de comida para cães e gatos, entregues à associação ANI-S. João. “Ficámos muito felizes com o resultado da nossa campanha, porque acreditamos que, com a ajuda de cada um, conseguimos oferecer um número considerável de bens de primeira necessidade a animais que tanta ajuda precisam”, afirmou uma das professoras participantes.


Teresa Oliveira, presidente da associação ANI-São João, garante que não contava com toda esta solidariedade por parte das escolas, nem com o empenhamento por parte das crianças e professores. “Foi uma verdadeira surpresa. Para além de muitos alimentos, uma das escolas ofereceu-nos um cheque no valor de 102 euros para cuidados veterinários”.


A presidente da ANI-São João refere que, infelizmente, “ainda se abandona muitos animais” e lamenta que “a crise seja utilizada como desculpa para os abandonar”. Mas, felizmente, “existem ainda muitas pessoas com muita sensibilidade e prontas para ajudar e a prova disso foi esta campanha”, concluiu."


Às professoras envolvidas na campanha, a todos os meninos e respectivas famílias que não ficaram indiferentes às necessidades dos nossos animais um MUITO OBRIGADA e que este gesto se torne um exemplo para a sociedade.

Sem comentários: